Artigos

Crédito: Syndi Siqueira


Deveríamos prestar mais atenção aos efeitos colaterais causados por esse gênero de cobertura (televisiva)que esvazia a esperança, dissemina o pessimismo e desmobiliza os esforços na direção contrária.






Credito: Tito Livio




Foto: Vieira Junior/Consórcio PCJ


As síndromes do jornalismo
O Jornalismo Ambiental brasileiro tem se caracterizado por algumas síndromes, equívocos formidáveis que têm impedido o cumprimento de suas inúmeras funções (informativa, pedagógica, de conscientização etc).







Comunicação e natureza
Se compararmos a milênios atrás, ainda quando éramos “das pedras”, a comunicação já existia. Ela estava nos desenhos das rochas, nos gestos, na caça, na sobrevivência. O homem aprendeu a comunicar-se com a natureza...






Foto: Vieira Junior
  



Reciclagem
Em tempos que o futuro ambiental está nas mãos da sociedade, simples atitudes individuais podem contribuir com a preservação da vida. Larissa Molina discute sobre reciclagem no artigo "Reciclar os hábitos"








Foto: Acervo pessoal


Confira o artigo "Compromisso com a vida no Rio Piracicaba" do jornalista José Pedro Soares Martins (foto ao lado).
A melodia soava como um lamento na voz de Zeza Amaral: “Cada rio que morre/ É uma veia que seca é um rumo sem norte/ Viola quebrada, cantador sem estrada, é uma faca sem corte”[...] 











Foto: Vieira Junior
Água pura da fonte
Sexta-feira, 23h45. Como de costume, eu estava em frente ao computador me dedicando às tarefas acadêmicas. Senti a garganta seca. Era de se esperar: bateu aquela sede! Insisti em esperar um pouco mais para buscar um copo de água, mas em questão de minutos o desconforto aumentou. Levantei e fui até a geladeira. Lá, nenhuma garrafa de água. Decidi ir até o outro filtro com o copo na mão. A água estaria em temperatura ambiente, mas o dia nem estava tão abafado.